66º CONAD atualizará planos de luta, dará posse a nova diretoria e vai deliberar sobre textos remetidos do 41º Congresso

11 de julho de 2023

Dirigentes das seções do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN de todos estados do país estarão em Campina Grande-PB, no período de 14 a 16/07, para discutir e atualizar os planos de luta da entidade. O 66º Conad, que será sediado pela ADUFCG, ocorrerá no Centro de Eventos da UFCG Rosa Tânia de Menezes e dará posse, na plenária de abertura, à nova diretoria do ANDES-SN biênio 2023/2025, eleita em maio.

Cerca de 300 docentes participarão do evento deliberativo, que tem como tema “66º Conad do ANDES-SN: Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”. Campina Grande já recebeu outros dois eventos deliberativos do Sindicato Nacional: em 1998, o 36º Conad; e em 2007, o 26º Congresso.
“Nossa Seção Sindical tem feito o possível para tomar todas providências dentro do que tá previsto na organização, no sentido de garantir a infraestrutura necessária para a realização do evento. Imaginamos que será um Conad importante por causa da situação política, da posse da nova diretoria, da conjuntura política em que nos encontramos, que certamente traz muitos desafios para o nosso sindicato”, afirmou Antônio Lisboa, presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG- Seção Sindical do ANDES-SN), que recepciona este Conad.
Lisboa lembra que a categoria na UFCG vivencia diversos desafios e destaca que a realização do evento na universidade fortalecerá a luta docente local. “Nós enfrentamos os mesmos desafios que outras universidades brasileiras em relação à situação deprecarização do trabalho, das condições de ensino, falta de condições básicas para que a gente realize o nosso trabalho com qualidade e falta de valorização da categoria e dos estudantes. E, além disso, temos uma situação de intervenção dentro da UFCG. Ainda que não seja a intervenção clássica, [no nosso caso] temos um reitor que foi nomeado que era o terceiro da lista tríplice. Temos enfrentado isso localmente”, acrescentou.

Resoluções 41º Congresso
Os delegados e observadores do 66º também terão como tarefa atualizar o Plano de Lutas do Sindicato Nacional, incluindo os textos de resoluções que foram remetidos do 41º Congresso, realizado em fevereiro no Acre, para ser deliberado no 66º Conad. É o caso dos temas pertinentes aos grupos de trabalho de Seguridade e Assuntos de Aposentadoria, Política Agrária, Urbana e Ambiental, História e Memória , Ciência e Tecnologia Carreira Docente, Comunicação e Arte, Formação e Política Sindical.

Baixe o Guia do 66º CONAD

ANDES-SN divulga Anexo ao Caderno de Textos do 66º Conad

Fonte: ADUFCG e ANDES-SN – 11/07/2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora