ADUFCG REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA COM REITOR PARA DISCUTIR IMPACTO DE CORTES ORÇAMENTÁRIOS

23 de julho de 2025

Discutir os cortes orçamentários e seus impactos no funcionamento da UFCG. Este será o principal objetivo de uma audiência pública que será realizada pela ADUFCG, na próxima segunda-feira (30/07),a partir das 9h, na sede da entidade, com a presença do reitor, Camilo Farias. A participação no evento será aberta a toda comunidade.


A iniciativa da ADUFCG atende a uma demanda da comunidade acadêmica, que vem sofrendo com os sucessivos cortes nos orçamentos das universidades federais e com bloqueios de verbas realizados pelo Governo federal, sem a recomposição necessária para o bom funcionamento das instituições, até o momento.


Este ano as instituições enfrentaram mais uma grave crise porque o Congresso Nacional aprovou o Orçamento de 2025 apenas no fim de março. Em caso de atraso, a lei prevê o limite de gastos discricionários (não obrigatórios) de 1/12 por mês, dos valores inicialmente previstos no projeto do Orçamento. Um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entretanto, determinou que cada órgão federal pudesse empenhar, até maio, apenas 1/18 dos gastos discricionários a cada mês.


A participação do reitor Camilo Farias na audiência da ADUFCG será uma oportunidade para a gestão da UFCG apresentar informações sobre a execução do orçamento 2025 da instituição, retirar dúvidas, ouvir críticas e sugestões dos integrantes da comunidade.

Fonte: ADUFCG – 23/07/2025

Fale conosco agora