Campina Grande sediará XIV Seminário Regional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE – Nordeste e o XII Encontro Estadual da ANPAE.

6 de fevereiro de 2026

No período de 11 a 13 de março de 2026, na cidade de Campina Grande, PB, nas dependências da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, ocorrerão o XIV Seminário Regional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE – Nordeste e o XII Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE/Seção – Paraíba/PB.

O evento é construído em articulação com todas as diretorias que compõem a ANPAE na Região Nordeste e em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Conta com o apoio dos programas de pós-graduação em Educação (PPGED/UFCG; PPGE/UFPB) e do PPGAVE/UFPB, entre outros.

O evento tem como tema central O Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas em defesa da democracia e da soberania nacional. Para além de um documento, o PNE é a expressão do projeto de país que queremos, ao definir metas e compromissos que orientam a gestão das políticas públicas e a construção de uma educação pública de qualidade, inclusiva, democrática e voltada ao desenvolvimento social e sustentável. Os desafios de sua implementação no contexto social, político e econômico complexo que vivenciamos exigem de nós reafirmar e defender a educação pública, socialmente referenciada, como pilar da democracia e fundamento da verdadeira soberania nacional, como forma de garantir aos jovens o direito social ao conhecimento, à cidadania e a esperança de um presente-futuro melhor.

O Plano Nacional de Educação é mais do que um documento técnico; ganha centralidade no debate das políticas educacionais por ser a expressão de um projeto de país e se coloca como epicentro das políticas educacionais para a educação brasileira. Apresenta e dispõe os objetivos e metas definidos, as prioridades e os compromissos que devem orientar a construção de uma educação pública de qualidade, inclusiva, democrática e voltada ao desenvolvimento social. Os desafios de sua formulação e implementação ocorrem em um cenário de complexas transformações políticas, econômicas e culturais. É tempo de reafirmar a educação como base da democracia e fundamento da soberania nacional, garantindo às novas gerações o direito ao conhecimento, à cidadania e à esperança de um futuro justo. Este evento será um espaço de diálogo e partilha plural para a análise crítica e para a busca de caminhos que fortaleçam a escola pública, valorizem seus profissionais e assegurem a centralidade da educação na agenda nacional.

O Seminário Regional Nordeste da ANPAE e o Encontro Estadual Paraíba reunirão professores/as da educação superior e da educação básica, pesquisadores/as, estudantes da graduação, gestores educacionais e movimentos sociais para socializar suas experiências político-pedagógicas, estudos, pesquisas e práticas de gestão e docência.

Que este seja um momento de compromisso coletivo, de partilha de ideias e de renovação da luta por uma educação que traduza os anseios da comunidade educacional do nordeste brasileiro, do povo paraibano, e que sustente a defesa intransigente da democracia e da soberania nacional.

No evento, serão homenageadas duas mulheres paraibanas: Margarida Maria Alves e Elizabeth Teixeira. Pela luta, pela história, pela resistência. Margarida Maria Alves e Elizabeth Teixeira foram líderes camponesas e ativistas paraibanas de enorme importância na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e pela reforma agrária no Brasil. Ambas são símbolos de coragem e resistência contra o latifúndio e a violência no campo. Em épocas diferentes, Elizabeth nas Ligas Camponesas nos anos 60 e Margarida no movimento sindical nos anos 80, enfrentaram o poder dos latifundiários e dedicaram suas vidas à dignidade e à melhoria de vida dos trabalhadores rurais paraibanos.

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO 1: Planos educacionais, gestão democrática e participação social
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

EIXO 2: Políticas, gestão e avaliação da educação básica e sistemas de ensino
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

EIXO 3: Política e gestão da educação superior, avaliação e regulação
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

EIXO 4: Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração, condições de trabalho, saúde e segurança
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

EIXO 5: Educação, meio ambiente, direitos humanos diversidade, inclusão e interculturalidade
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

EIXO 6: Currículo, reformas curriculares, práticas pedagógicas e qualidade da educação básica
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

EIXO 7: Regime de colaboração, financiamento, processos de privatização e controle social.
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;

Eixo 8: Pesquisa em políticas educacionais e modalidade: desafios emergentes (éticos, técnicos, políticos e estéticos e ambientais)
Coordenação: Diretoria Estadual ou uma indicação da diretoria estadual;


Fonte: ANPAE e acréscimos da ADUFCG – 06/02/2026

Fale Conosco agora Fale conosco agora