ADUFCG aponta falhas na organização de Congresso de iniciação científica da UFCG e sugere melhorias

5 de dezembro de 2019

Falta de alimentação em quantidade suficiente para estudantes dos campi fora de sede, não pagamento de auxílio alimentação para os professores, carência de avaliadores para os trabalhos apresentados e falta de condições para estimular a integração desse segmento outros participantes. Esses são alguns dos problemas encontrados por professores pesquisadores e estudantes de campi fora de sede que participaram do XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Campina Grande, no período de 20 a 22 de novembro de 2019, listados num relatório elaborado pela ADUFCG e que será encaminhado para Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Reitoria da UFCG.
A decisão da ADUFCG de encaminhar um relatório sobre as reclamações dos professores foi adotada com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho para os docentes e buscar o aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Os questionamentos dos professores que participaram do congresso e da ADUFCG também foram apresentados durante a reunião da Câmara Superior de Pós-Graduação, ocorrida no dia 29/11, pela diretora-secretária do Sindicato Luciana Leandro e a diretora social, Francinalva de Medeiros.
O XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande reuniu professores orientadores e estudantes dos programas PIBIC e PIVIC, que apresentaram oralmente as suas pesquisas, com o objetivo de cumprir os critérios de acompanhamento e avaliação do programa de Iniciação Científica, recomendados pelo CNPq, e promover a integração e ampliação das discussões sobre a ciência e tecnologia produzidos por nossa comunidade acadêmica.
Entre as sugestões para a melhoria do evento incluídas o relatório da ADUFCG estão:

  • Discussão ampliada sobre o formato do evento, levando em consideração as particularidades multicampi de nossa instituição.
  • Avaliar a descentralização do evento, com cada campus promovendo um seminário ou congresso de iniciação científica, com a participação de membros externos, nos moldes do que já acontece na apresentação do relatório parcial, a fim de promover uma maior integração entre universidade e comunidade, ampliando a discussão científica com base nos trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes.

FONTE: ADUFCG – 05/12/2019

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora