ADUFCG exige que Reitoria amplie o debate e denuncia as ameaças que o projeto Fu(a)ture-se representa para a UFCG

30 de julho de 2019

A ADUFCG, o SINTESPB-UFCG e vários centros acadêmicos participaram hoje pela manhã de uma reunião extraordinária do Colegiado Pleno da UFCG, em Campina Grande, buscando a ampliação do debate sobre o projeto do Ministério da Educação de privatização da Educação Pública e Gratuita, o Future-se. As entidades também propuseram sua participação na comissão criada pela Reitoria para organizar o debate na universidade.

A intervenção das entidades na reunião do Colegiado, que não tinha o Future-se entre seus pontos de pauta, resultou que a comissão criada pela Reitoria convocará uma assembleia universitária, para discutir e deliberar a posição da comunidade universitária, depois que unidades acadêmicas e centros debaterem o assunto, a partir do retorno às aulas, a partir do dia 06 de agosto. O Colegiado também se reunirá extraordinariamente para debater exclusivamente o tema.

Mesmo sem incluir a discussão do Future-se na pauta de hoje, o reitor Vicemário Simões, abriu um espaço na reunião para que a ADUFCG, Centros Acadêmicos e o SINTESPB, apresentassem suas posições sobre o tema e seus encaminhamentos para a realização do debate.

A presidente da ADUFCG, Luciana Leandro, ressaltou que o Governo Bolsonaro vem atacando sistematicamente a área da educação e o projeto Future-se é apresentado como uma solução para o financiamento das universidades e institutos federais, após o gestor realizar um corte de 30% do orçamento, que inviabiliza o funcionamento dessas instituições.

Luciana defendeu a realização de uma assembleia universitária como estratégia de unificação de uma posição da comunidade acadêmica. “Esse projeto é um grande atraso e se aderirmos será um atestado de incompetência pois retoma as propostas neoliberais do período Fernando Henrique, colocando OS´s para gerenciar as instituições”, lembrou.

Representantes de Centros Acadêmicos e do SINTESPB falaram em seguida, atacando o projeto Future-se e apoiando a realização da assembleia universitária. Vários conselheiros também se manifestaram, rejeitando a proposta do Governo Bolsonaro e apoiando a ampliação o debate.

ASSEMBLEIA

A ADUFCG realizará no próximo dia 08 de agosto uma assembleia geral, nos campi de Sumé, cuité, Sousa, Pombal e Campina Grande, para discutir o projeto Future-se e a adesão da categoria à Greve Nacional da Educação, no dia 13.

Fonte: ADUFCG – 30/07/2019

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora