Comissão de mobilização da ADUFCG espalha mensagens pelo campus em defesa da democracia, da autonomia universitária e da educação pública e gratuita

1 de novembro de 2018

Em defesa da Universidade Pública, em defesa da Carreira e da Valorização Docente, em defesa da Democracia e das Liberdades Democráticas, em defesa da Assistência Estudantil, Residência e Restaurante Gratuito e Universal. Essas são algumas das bandeiras históricas do movimento docente que estão em placas da ADUFCG que foram alocadas em diferentes lugares do Campus da UFCG em Campina Grande.
As placas com as mensagens foram fixadas por iniciativa da Comissão de Mobilização do sindicato, com o objetivo de reafirmar para a comunidade universitária algumas das principais bandeiras de luta do movimento docente, que são de suma importância para a defesa da UFCG diante dos ataques que estão em curso no atual governo e os previstos a serem executados no próximo.


As placas foram inicialmente divulgadas durante a realização da XXVI Carreira e na XXII Caminhada Docente, realizadas no último dia 19/10. O conteúdo das placas também está, em grande parte, no manifesto da ADUFCG, aprovado pela assembleia geral da entidade, o qual foi alvo de uma ação repressiva da Polícia Federal e da Justiça Eleitoral.


A presidente da ADUFCG, Luciana Leandro, avalia que “a iniciativa é muito pertinente pois nos lembra acerca da importância da nossa luta cotidiana em defesa da vida, da democracia e da educação pública e gratuita. Sem democracia, sem liberdade de ensino e de pesquisa não há produção de conhecimento, há apenas submissão e opressão. Universidade não é lugar de polícia nem de perseguição, é lugar da reflexão crítica, da produção do conhecimento desinteressado, da livre circulação de ideias e da liberdade de ensino e de pesquisa. Precisamos fortalecer nossas entidades representativas e dar as mãos em defesa de uma universidade e sociedade mais esclarecida, mais justa, democrática e fraterna.”

Luciana Leandro também ressaltou a participação do professor Wagner Braga e do funciona da ADUFCG Antonio Coelho na realização da iniciativa. “Gostaria de agradecer especialmente ao professor Wagner e ao nosso funcionário Coelho que se dedicaram a esse trabalho tão significativo de espalhar as mensagens pelo campus. Espero que a comunidade saiba respeitar essa manifestação e que possa se sensibilizar e defender a universidade junto com a gente”.

Fonte: ADUFCG – 01/11/2018

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora