Comitê Sindical e Popular contra a fome em CG ocupa cozinha comunitária. Prefeitura tenta barrar iniciativa.

20 de abril de 2021

O Comitê Sindical e Popular Contra a Fome em Campina Grande, criado por diversas entidades e movimentos sociais, ocupou segunda-feira (19) uma das 10 cozinhas comunitárias na cidade abandonadas pela Prefeitura, com o objetivo de reativar suas atividades e alimentar famílias em situação de extrema pobreza. A ADUFCG e o ANDES-SN estão entre os sindicatos que apoiam a iniciativa.

Já hoje (20) pela manhã, alguns funcionários da Prefeitura foram até o local da ocupação e retiraram todos os materiais que foram colocados pelo comitê no primeiro dia de atividades, numa tentativa de barrar o processo de ocupação e da produção de alimentos para os moradores.

A cozinha ocupada se encontra no bairro do Jeremias e junto ao Comitê Contra a Fome a população do bairro contribuiu nessa reabertura, realizando a limpeza do local e colaborando com produção da comida que está sendo distribuída. Só na noite da ocupação, cerca de 500 marmitas foram entregues para os moradores.

Essa cozinha, além de alimentar o povo, vai também gerar renda para as famílias da área rural, pois toda a alimentação vai ser produzida através da agricultura familiar em parceria com os movimentos do campo, assentamentos e comunidades quilombolas.

A ADUFCG e o ANDES-SN participam do Comitê, através do trabalho de vários docentes de sua base e de apoio financeiro. O presidente da ADUFCG, José Irelânio, explica que com o surgimento da pandemia da Covid-19 e o aprofundamento do desemprego, milhares de famílias de baixa renda foram empurradas para abaixo da linha da pobreza, passando a enfrentar a fome no seu cotidiano. “A iniciativa do Comitê busca amenizar esse sofrimento e serve de cobrança para que o poder público reative as cozinhas e passe a atender as demandas da população”.

Doação

A ideia do comitê é colocar comida diariamente na mesa dos moradores do bairro, mas para isso é preciso toda ajuda possível, seja através de compartilhar as informações sobre a ocupação da cozinha ou até mesmo uma ajuda financeira, e para isso qualquer valor é bem-vindo, basta doar na conta:

Banco do Brasil

Agência: 2242-x (ou substituir pelo 0)

Conta: 20408-0

CNPJ: 21.600.413/0001-87

Fotos: Divulgação

Fonte: ADUFCG

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora