Contra a nomeação de interventor no IFRN

22 de abril de 2020

Desde o início do governo Bolsonaro o ataque à autonomia universitária tem sido uma prática corriqueira, seja na tentativa de interferir na autonomia pedagógica ou desrespeito às consultas para escolha de reitores das Instituições de Ensino Superior.
Inúmeros casos de desrespeito à decisão das Instituições de Ensino Superior, como a nomeação do segundo ou terceiro da lista tríplice das Instituições Federais de Ensino Superior, intervenção em Institutos e CEFET via reitores/diretores gerais pro-tempores, sinalizam que esse governo, além de outras inúmeras medidas e ações, é inimigo da democracia.
O mais novo ataque se efetivou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Em mais uma atitude autoritária, que remete aos tempos nebulosos da ditadura empresarial-militar, o governo Bolsonaro, via MEC, nomeou um interventor que se quer participou da consulta pública, no IFRN. Consideramos essa medida grave pois viola frontalmente a autonomia dos Institutos Federais e ataca os /as docentes, técnicos e discentes dessas instituições.
Dianto disso, o ANDES-SN presta total solidariedade à comunidade do IFRN. Da mesma forma, nos solidarizamos com o Sinasefe, reafirmando nosso apoio às lutas em defesa da democracia nas Instituições de Ensino Superior e do ensino público e gratuito.

Fonte: ANDES-SN – Publicado em 21 de Abril de 2020 às 12h16

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora