Debates e decisões do Comitê de Risco sofrem com pouca divulgação

2 de junho de 2020

Uma das principais características do Comitê de Risco do Covid-19 da UFCG é a pouca divulgação dos temas que são discutidos entre seus integrantes e suas deliberações. O órgão foi criado em 27 de março, mas só um mês depois a gestão começou a divulgar as atividades do órgão numa página que reúne todas as ações que estão sendo realizadas pela universidade no combate à pandemia do novo coronavírus.
A importância da divulgação das atividades do Comitê está no fato dele, segundo a portaria que o criou (Nº 38, de 27/03/2020), “definir ações estratégicas a serem adotadas pela UFCG na prevenção e combate a Covid-19”. Sob sua responsabilidade também estão o acompanhamento da evolução do cenário epidemiológico da Covid-19 e orientação da comunidade acadêmica durante a suspensão das atividades.
Mesmo com tanta importância no cotidiano da UFCG na pandemia da Covid-19, a criação do Comitê só foi alvo de divulgação em dois parágrafos dentro de uma matéria na página da universidade no dia 27 de abril, que anunciava a criação de uma página na internet destinada às ações da instituição na prevenção e combate ao coronavírus, que foi uma ação definida no órgão.
Diante de cobranças internas para a divulgação e transparência das atividades e propostas do Comitê, foi definida na reunião do dia 30 de abril a produção de um boletim semanal. De lá até agora, apenas dois boletins estão disponíveis na página da UFCG destinada as informações sobre suas ações na pandemia (link).
Para agravar as dificuldades da comunidade acadêmica de acesso os temas discutidos e as propostas do Comitê, desde o dia 16 de março a Assessoria de Comunicação da UFCG deixou de enviar, via e-mail, o informativo institucional Em Dia.

COMITÊ ABRIGA TEMAS QUE SÃO INVISIBILIZADOS NA COMUNICAÇÃO OFICIAL


Mesmo não sendo uma instância deliberativa da UFCG o Comitê de Risco de Crise da Covid-19 está recebendo pautas de grande repercussão para a comunidade universitária, mas que estão sendo invisibilizadas, através de uma divulgação reduzida ou simplesmente da não exposição, principalmente por contrariarem iniciativas e posições políticas da atual gestão.

  • Instrução Normativa n.28:
    A pauta foi levada ao Comitê pela representação do Sintesuf, que recebeu a informação que a instituição não teria como impedir o corte dos adicionais ocupacionais e do auxílio-transporte determinado pelo Ministério da Economia. O setor de SRH da universidade já comunicou aos servidores da UFCG que vai aplicar o corte dos adicionais. A ADUFCG e o Sintesuf pretendem mover ações judiciais para impedir o corte e o ressarcimento, caso ele ocorra.
  • Posições contrárias a EAD, Trabalho Remoto e Regime Acadêmico Extraordinário – RAE:
    Esses temas têm sido pautados pelas entidades representativas dos professores e estudantes desde o início do funcionamento do comitê, mas eles não merecem destaque na comunicação sobre o órgão que é produzida pela instituição. A ADUFCG e o DCE já publicaram várias notas contrárias a essas iniciativas e promoveram discussões através de lives nas redes sociais.
    A Pró-Reitoria de Ensino informou em Reunião do Comitê que finaliza o resultado dos questionários eletrônicos encaminhados aos estudantes e professores sobre as condições dos segmentos de acesso à internet, às tecnologias de informação e comunicação e intenção deles aderirem às estratégias de educação remota, mas já encaminhou aos coordenadores de curso uma minuta de um Regime Acadêmico Extraordinário-RAE. O tema também não foi alvo de divulgação pela instituição dentro das discussões do Comitê.
  • Suspensão do Calendário letivo por tempo indeterminado:
    Mesmo que a ADUFCG e o DCE-UFCG estejam cobrando a suspensão do semestre letivo por tempo indeterminado na graduação e na pós-graduação, a UFCG não admite suspender por tempo indeterminado. Mesmo assim, suspendeu a política de assistência estudantil, como o pagamento de auxílio emergencial (alimentação) e o funcionamento das residências.
  • Parecer do CNE sobre atividades não presenciais
    As duas últimas reuniões do Comitê de Risco foram dedicadas para discussão do parecer do Conselho Nacional de Educação – CNE sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. A iniciativa foi proposta pela representação da ADUFCG e por outros integrantes, mas a atividade não teve divulgação. Para o ANDES-SN a defesa das aulas online desconsidera o fato de que elas exigem internet e equipamentos de qualidade, o que não é realidade para milhares de estudantes de origem popular e desconsidera o caráter pedagógico da aulas presenciais e as especificidades de cada disciplina e curso, entre outros.

PLANILHA MOSTRA ANDAMENTO E EXECUÇÃO DE PROPOSTAS EM VÁRIAS ÁREAS DE AÇÃO

Uma planilha com todas as propostas de ação e planejamento elaboradas pelos cinco grupos de trabalho do Comitê mostra o que o órgão pretende realizar durante e no pós-pandemia. O documento deve ser atualizado regularmente pelos GT`s. As propostas estão distribuídas nas áreas de missão institucional, pessoal, infraestrutura, comunicação institucional e assistência estudantil.

Baixe Planilha completa

VEJA PLANILHA COM TODAS AS PROPOSTAS (LINK PARA PLANILHA)

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora