É o breque: entregadores de aplicativos organizam paralisação em 1º de julho. Todo apoio!

30 de junho de 2020

Entregadores de aplicativos em todo o país estão convocando paralisação para o dia 1º de julho. Cansados de tanta exploração decidiram dar um basta e partir para a luta por mais direitos nas empresas como Rappi, iFood, Loggi, Uber Eats, 99Food e James, que lucram milhões à custa da superexploração dos trabalhadores.
A convocação é nacional:
As reivindicações englobam o aumento do valor das corridas e pacotes; aumento do valor mínimo por entrega; fim dos bloqueios e desligamentos indevidos; seguro de roubo, acidente e vida; fim do sistema de pontuação e auxílio pandemia, que incluem equipamentos de proteção individual e licenças médicas.
Muitos trabalham sete dias por semana. Por vezes, ganham por entrega de R$ 2 a R$ 3. Não têm qualquer vínculo empregatício, direitos, alimentação, plano de saúde, nem manutenção de seus veículos. Parte deles chega a ficar 12 horas por dia à espera dos pedidos. A ampla maioria mora nas periferias. Os que nos garantem a entrega da alimentação em casa, passam fome nas ruas por não ter direito à alimentação.
Por isso, o movimento Entregadores Antifascistas colocou como primeira reivindicação a exigência de garantia de alimentação à categoria. Esse movimento começou a ganhar visibilidade ao participar dos recentes atos em defesa da democracia com Paulo Lima, conhecido como Galo, à frente da organização em São Paulo. Também começaram a se organizar em Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Espírito Santo.
Além desse, diversos movimentos de entregadores se organizam pelo país. A página nas redes sociais “Treta no Trampo” tem contribuído diretamente no intercâmbio da categoria, assim como Invisíveis na Luta, do Rio de Janeiro.
Em entrevista à CSP-Conlutas, Galo falou que a maior dificuldade para organizar a categoria é se entender como classe trabalhadora. “A dificuldade de organizar o pessoal é por causa de uma mentira que foi contada pra gente, de que a gente é empreendedor, aí o pessoal não consegue se enxergar como trabalhador”.
Mas tudo indica que o setor começar a enxergar a divisão de classes e a reforçar a luta da classe trabalhadora.

TODO APOIO À PARALISAÇÃO NACIONAL DOS ENTREGADORES!

TODO APOIO À PARALISAÇÃO NACIONAL DOS ENTREGADORES!

Posted by CSP – Conlutas on Tuesday, June 30, 2020


A CSP-Conlutas manifesta total apoio à paralisação dos entregadores de aplicativos que acontecerá neste dia 1º de julho e e se coloca à disposição para reforçar essa luta.
Fonte: CSP-CONLUTAS – 24/06/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora