Nota de Repúdio da ADUFCG a ação truculenta de vigilantes terceirizados contra estudantes

20 de maio de 2019

A diretoria da ADUFCG manifesta profundo repúdio às atitudes descabidas tomadas por membros da empresa terceirizada responsável pela segurança da UFCG na noite do dia 17 de maio, agredindo os/as estudantes que participavam de uma atividade cultural em comemoração ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

As fotos, vídeos, relatos e marcas na pele dos/as estudantes demostram a truculência, o preconceito e o desrespeito de alguns seguranças que confundem suas funções e abusam da sua autoridade, achando que tem o poder de determinar o que ocorre ou não no ambiente universitário, o qual deve ser democrático e plural.

Deve-se ressaltar que não é a primeira vez que integrantes dessa empresa de vigilância agem de forma truculenta dentro do Campus. Ações semelhantes já foram registradas e denunciadas pela comunidade universitária, como a intimidação de casais homoafetivos no contexto das eleições 2018 e também durante a recente visita do Ministro da Ciência e Tecnologia à UFCG, quando esse aparato impediu a entrada de estudantes e professores da instituição no Auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega, sem nenhuma justificativa razoável.

Os membros da segurança devem zelar pelo patrimônio e pelo bem estar de todas as pessoas que circulam pelo campus, e não ameaçar ou agredir as pessoas que compõem a instituição. Exigimos explicações e providências por parte da administração da UFCG para apurar, punir e prevenir que atitudes arbitrárias como essas continuem ocorrendo e ameaçando a nossa comunidade e sua pluralidade.

Campina Grande, 20/05/2019

A Diretoria

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora