Nota de repúdio da ADUFCG a perseguição da ADUFPB, Sintespb e DCE-UFPB promovida pelo interventor reitor da UFPB

17 de junho de 2021

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande – ADUFCG vem a público repudiar, veementemente, a perseguição aos sindicatos ADUFPB e Sintespb e ao DCE-UFPB, promovidas pela gestão do interventor reitor da UFPB, Valdiney Veloso, quando realiza a notificação para que as entidades deixem suas sedes no campi de João Pessoa, sob a alegação de uma dívida milionária para com a instituição.
Utilizando-se do argumento de uma legislação de ocupação do solo que não se aplica aos casos das entidades, a gestão do interventor reitor tenta expulsar da universidade os segmentos da comunidade universitária que se colocam contra a intervenção do Governo Bolsonaro na UFPB, que viabilizou sua ilegítima nomeação.
A tentativa de expulsar as entidades é mais um dos atos autoritários e anti-democráticos promovidos, desde a sua posse, pela atual gestão da UFPB. Entre eles citam-se a aula magna com o ministro da educação Milton Ribeiro, que foi repudiada pelo Conselho Superior da instituição por seu teor contrário à educação escolar sobre questões de gênero e o desligamento da universidade do Programa UNIVERCIÊNCIA, uma produção audiovisual para divulgação em TV e Internet de projetos científicos desenvolvidos por um polo de universidades públicas do Nordeste, com a alegação de que as pautas e os trabalhos desenvolvidos “se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científicos”.
É fundamental lembrar a UFPB é uma das mais de 25 instituições no país, onde o Governo Bolsonaro promoveu a com a nomeação de interventores ou de candidatos derrotados nas consultas eleitorais, mas alinhados ideológicamente a ele, numa política institucional autoritária e anti-democrática.
A notificação da ADUFPB, Sintespb e DCE-UFPB não intimida a luta contra o autoritarismo, a censura, os ataques a autonomia da universitária e em defesa da democracia, mas estimula a solidariedade do movimento sindical e dos setores democráticos da sociedade brasileira.
Fora Bolsonaro e Mourão! Fora Valdiney e Liana!
Campina Grande, 17 de junho de 2021

Fale conosco agora