Professores da UFCG aprovam indicativo de greve conjunta com os servidores federais para 09 de março

11 de fevereiro de 2022

Os professores da UFCG aprovaram um indicativo de greve conjunta com os servidores federais para o dia 09 de março. A deliberação foi tomada numa assembleia geral virtual da Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG. Os professores reivindicam uma recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e contra o desmonte dos serviços públicos com o retorno seguro às aulas presenciais.

Mesmo com a aprovação do indicativo de greve, os professores da UFCG ainda realizarão outra assembleia, ainda sem data, para avaliar a conjuntura política e as deliberações da categoria nas outras universidades federais e nos outros estados antes de aprovar o início da paralisação.

A avaliação do indicativo de greve para os servidores federais foi uma deliberação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), que reúnem dezenas de categorias de funcionários e integra um calendário de lutas que está se desenvolvendo desde o início do ano. Em 2020 e 2021 os Governo Federal, estaduais e municipais estavam impedidos de conceder reposições salariais pela PEC Emergencial, que liberou recursos para o combate a pandemia.

A pauta de recomposição salarial de 19,99% é unificada entre as categorias que integram o Fonasefe.  O índice é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE). No entanto, sem reajuste desde 2017 e com perdas salariais desde 2011, as servidoras e os servidores acumulam uma defasagem nos salários de 49,28%.

Mobilização

Na assembleia da ADUFCG de ontem à noite (10/02) os professores também agendaram para segunda-feira (14/02), às 16h, uma reunião virtual da Comissão de Mobilização da entidade para montar um calendário de atividades do âmbito da UFCG para fortalecer a luta dos servidores e pressionar o Governo Federal a atender as reivindicações.

ANDES-SN

Os professores da UFCG decidiram adiar para a próxima assembleia geral, provavelmente na semana de 21 a 25 de fevereiro, a escolha da delegação da ADUFCG ao 40º Congresso do ANDES-SN. A deliberação busca ampliar o debate dos temas a serem discutidos no evento, tendo por base também o Caderno de Textos do Congresso.

Eleição

Sobre a eleição da nova diretoria da ADUFCG a assembleia aprovou a publicação de um edital na próxima segunda-feira (14/01). O período de inscrição de chapas será de 21/02 a 04/03 e a eleição em 23/03. A posse da nova direção no dia 06 de abril.

LEIA MAIS: Diretor do ANDES-SN explica reajuste de 19,99% reivindicado por servidores federais

Fonte: ASCOM ADUFCG – 10/02/2022

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora