Professores da UFCG decidem aderir à greve Nacional da Educação, amanhã, 13/08

12 de agosto de 2019

Os professores da UFCG decidiram aderir à Greve Nacional da Educação, nessa terça-feira, dia 13/08, rejeitar integralmente o Future-se e cobrar da Reitoria da universidade um posicionamento contrário ao programa e a favor da autonomia da instituição. As deliberações foram tomadas na assembleia da categoria, no dia (08/08), que decidiu também realizar uma assembleia conjunta com técnicos e estudantes hoje, dia 12/08.

Amanhã, a concentração da comunidade acadêmica da UEPB e UFCG para a Greve Nacional em Campina Grande ocorrerá a partir das 8h, em frente ao portão principal da UFCG. Em seguida, ocorrerá um ato público em frente a Reitoria da universidade e às 9h30, todos sairão em marcha até a Praça da Bandeira, para uma manifestação a partir das 10h30.
A assembleia foi iniciada com os informes da diretoria sobre a cobrança do Sindicato à Reitoria da UFCG para a realização de uma assembleia universitária com o objetivo de discutir e deliberar uma posição da instituição sobre o Future-se. No ponto de pauta de análise de conjuntura, o professor Amauri Fragoso apresentou uma avaliação do programa e seus impactos na universidade pública.
Em seguida, nos pontos de pauta sobre a posição da entidade em relação ao Future-se e sobre a Greve Nacional de Educação, os professores decidiram rejeitar completamente o Programa Future-se, devido ao profundo ataque a autonomia e ao caráter público dos institutos federais e universidades e cobrar que a reitoria da UFCG se posicione de forma contrária.
Os docentes também decidiram que a ADUFCG deve requerer da administração da universidade que apresente a resolução do Colegiado Pleno da proposta orçamentária para 2020, como está previsto no artigo 19 estatuto da instituição, e que a submeta a uma democrática discussão e aprovação com a comunidade universitária.
Outra iniciativa será cobrar da Reitoria uma clara explicação acerca dos cortes que ocorreram no orçamento da instituição, em especial os previstos no Projeto de Lei Nº 18, de 2019, que prevê a retirada de mais de R$ 1,15 bilhão da área da educação federal para custear emendas de parlamentares que votaram favoráveis a reforma da previdência. Da UFCG está prevista a retirada de R$ 4.785,1 milhões.
A assembleia também deliberou por, em conjunto com entidades de técnicos e estudantes, realizar uma assembleia universitária hoje, dia 12/08, às 18h, no hall do Bloco CG, ao lado da ADUFCG. O encontro será um momento de discussão do programa Future-se e de preparação para a Greve Nacional da Educação.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora