Professores da UFCG paralisarão no dia 18 de março e aprovam indicativo de greve sem data

11 de março de 2020

Os professores da UFCG vão paralisar suas atividades no dia 18 de março e já possuem um indicativo de greve da categoria sem data. As deliberações foram aprovadas numa assembleia geral da categoria, na manhã de hoje, nos campi de Campina Grande, Cuité e Sumé. A Paralisação será em adesão à Greve Nacional da Educação contra os cortes de verbas, bolsas de estudo para estudantes da graduação e da pós-graduação, Pela revogação da MP 914 (Medida Provisória), contra as intervenções nas instituições de ensino superior e em defesa da autonomia e da democracia nas instituições, liberação dos concursos públicos e a ameaça do não pagamento das progressões e promoções de carreira.

A aprovação, por unanimidade, da adesão à Greve Nacional ocorreu após uma avaliação de conjuntura em que vários professores apontaram ações do Governo Federal de intervenção nas universidades e institutos federais, com a retirada de direitos dos servidores, cortes orçamentários, de bolsas e ameaça do corte ou não pagamento de salários dos professores no segundo semestre.

O ANDES-SN listou os principais motivos e reivindicações para aderir à paralisação do dia 18 de março:

  1. Em defesa da educação pública e gratuita;
  2. Pela revogação da MP 914 (Medida Provisória), contra as intervenções
    nas IES e em defesa da autonomia e da democracia nas instituições;
  3. Pela imediata recomposição do orçamento das Universidades,
    IFE e CEFET;
  4. Pela imediata liberação dos concursos públicos;
  5. Pelo direito à capacitação e qualificação docente;
  6. Pela recomposição do orçamento da Ciência e Tecnologia Públicas
    e da CAPES e CNPQ;
  7. Contra os programas Future-se e Novos Caminhos;
  8. Para barrar os sucessivos ataques aos direitos sociais, trabalhistas
    e previdenciários das trabalhadoras e trabalhadores;
  9. Pela revogação da EC 95.

Indicativo

Os professores também aprovaram, por ampla maioria, um indicativo de greve da categoria, sem data, seguindo a orientação do ANDES-SN, que aprovou no seu último congresso, a construção da greve dos professores e um trabalho de articulação para sua ampliação para o setor da educação superior e todas as categorias de servidores públicos federais.

18 de março

Nos encaminhamentos aprovados na assembleia, os professores aprovaram uma reunião nessa sexta-feira (13/03), às 9h, na ADUFCG, da Comissão de Mobilização e várias ações para a paralisação da UFCG no dia 18 de março. Em Campina Grande ocorrerá uma panfletagem, a partir das 7h, no portão principal do campus e em conjunto com outras categorias a organização de uma macha para o Centro da cidade, onde às 9h, ocorrerá um ato público na Praça da Bandeira. Em Sumé será realizado um ato público.

Jurídico

Na assembleia em Campina Grande, o assessor jurídico da ADUFCG, Paulo Guedes participou e repassou informações sobre as decisões da justiça referentes as ações do auxílio transporte para os docentes e contra os entraves que a administração da UFCG adota para a liberação do pagamento retroativo de progressões e promoções, além de informações sobre a liberação dos pagamentos para a ação dos 3,17%.

Fonte: ADUFCG – 11/03/2020

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora