Professores discutem aprofundamento da crise da UFCG e escolhem delegação ao 41º Congresso do ANDES-SN

16 de dezembro de 2022

A ADUFCG continuará denunciando o aprofundamento da crise da UFCG e cobrando da Reitoria e do Governo Federal soluções, ao mesmo tempo que buscará articulação com as entidades representativas da comunidade universitária para atividades conjuntas com estes objetivos. A deliberação foi tomada durante a assembleia geral do sindicato(15/12), que também escolheu a delegação da entidade para o 41º Congresso do ANDES-SN.
O aprofundamento da crise da UFCG foi discutido no ponto de pauta da assembleia sobre conjuntura e movimento docente. O presidente da ADUFCG, Antonio Lisboa, apresentou no início uma avaliação da situação local e nacional,com enfase para o quadro da UFCG e o impacto que os últimos cortes de verba do MEC está provocando na instituição.
Em seguida, vários docentes também participaram e apresentaram avaliações e encaminhamentos. A coordenadora da Unidade Acadêmica de EduComunicação, Raija Almeida, alertou para a grave situação dos estudantes, técnico-administrativos e docentes que utilizam o prédio do bloco AB, no campus de Campina Grande.
Desde de agosto a Prefeitura Universitária recomendou à Reitoria a imediata recuperação da sua estrutura física do prédio, comprometida com rachaduras, infiltrações e problemas elétricos e hidráulicos, mas até o momento nada foi realizado. A desocupação também foi recomendada para a prevenção de riscos de acidentes.

CONGRESSO
No ponto de pauta sobre a participação da ADUFCG no 41º Congresso do ANDES-SN, os debates foram dominados pela indicação do 14º CONAD Extraordinário para que o Congresso aprecie uma proposta de desfiliação do sindicato nacional da Central Sindical e Popular CSP – Conlutas.
Sobre este tema a assembleia decidiu, por ampla maioria, manter a posição de não desfiliação. Esta postura já tinha sido aprovada pela ADUFCG para o último CONAD, com base no entendimento de que a saída da CSP neste momento não é oportuna, diante da importância da manutenção da independência e autonomia do ANDES-SN em relação ao futuro governo Lula.
Em seguida, os participantes da assembleia escolheram a delegação do sindicato para o 41º Congresso do ANDES-SN, com sete delegados e dois suplentes. Foram escolhidos os/as professores Antonio Lisboa, Luciana Gama, Josevaldo Cunha, Marinalva Vilar, Ranoel Gonçalves, Valdonilson Barbosa, Maurino Medeiros, Rubasmate de Sousa e Antonio Glaucio.

INFORMES
Um dos primeiros informes apresentados na assembleia foi da vitória da chapa 02 para o DCE-UFCG, com 71% dos votantes. O informe foi apresentado pelo presidente eleito da entidade, Guilherme Queiroz, que apresentou a disposição da nova diretoria em atuar junto com a ADUFCG na defesa da universidade e da educação públicas.
O professor Luciano Mendonça, conselheiro do Centro de Humanidades – CH no Colegiado Pleno, também informou a aprovação de uma nota de repúdio do conselho contra os cortes de verbas realizados pelo Governo Federal e denunciou a continuidade das reuniões virtuais daquele colegiado.
A professora Marinalva Vilar também informou a produção e divulgação de um texto em que analisa a postura do reitor interventor da UFCG em relação ao último corte de verba promovido pelo Governo Bolsonaro.

Fonte: ADUFCG – 16/12/2022

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora