Professores(as) da UFCG cobram que Reitoria responda à Auditoria da CGU sem incluir comparativo entre semestres para evitar perseguições a instituição e aos docentes

19 de fevereiro de 2021

A diretoria da ADUFCG encaminhará à Reitoria da UFCG solicitação para que a resposta da instituição à auditoria da Controladoria Geral da União – CGU, sobre as atividades realizadas pela universidade em 2020, não inclua nenhum tipo de comparativo entre o que se pretendia oferecer no semestre 2020.1 e o que foi realizado no período excepcional 2020.3, evitando assim o surgimento de condições para qualquer tipo de perseguição a instituição e aos servidores. O Sindicato também pretende solicitar acesso aos documentos oficiais da resposta. O encaminhamento foi deliberado numa assembleia virtual geral da entidade, realizada na manhã de hoje (19/02)

A assembleia também deliberou que a ADUFCG cobre da Reitoria a divulgação integral de todas as informações solicitadas a UFCG pela Auditoria da CGU. As deliberações foram tomadas depois de um intenso debate entre professores sobre as ameaças e as repercussões negativas para a universidade e a categoria, caso a PRE encaminhe à CGU dados da instituição seguindo critérios de avaliação do órgão de controle e não de acordo a resolução da universidade que criou o Regime Acadêmico Extraordinário – RAE.

Muitos professores criticaram duramente a forma como a gestão da UFCG tem dirigido a universidade, sobretudo pela concentração dos espaços democráticos de discussão e ressaltaram que o envio do Ofício SEI nº 6/2021/GAB-PRE/PRE com o pedido de informações da CGU, é mais um exemplo dessa forma de gestão, que não se empenha em divulgar de forma ampla todos os dados de interesse da comunidade acadêmica.

Outros docentes apontaram que as universidades vivem um momento de intenso ataque a sua existência e a forma como a auditoria da CGU está sendo realizada demonstra mais uma tentativa de acabar com o direito a autonomia dessas instituições, prevista no artigo 207 da Constituição Federal.

Pró-reitor

Na assembleia de hoje, o pró-reitor de ensino da UFCG, Alarcon Agra, apresentou explicações e justificativas sobre a auditoria da CGU e garantiu que não pretende enviar nenhum tipo de quadro comparativo entre os semestre e que não seguirá os critérios da Controladoria, que buscam identificar se professores se recusaram a ministrar disciplinas, porque o RAE estabeleceu a forma como a universidade deveria funcionar no semestre 2020.3, seguindo parâmetros como os projetos pedagógicos dos cursos, planejamentos dos professores e condições e possibilidades de oferta das disciplinas.

Assembleia

Na próxima quinta-feira (26/02) a ADUFCG realizará uma nova assembleia geral, para avaliar os resultados de suas solicitações à Reitoria e da audiência na próxima terça-feira (24/02) com o reitor em exercício, Camilo Farias, como também o processo sucessório da Reitoria.

ANDES-SN

Durante a assembleia de hoje participou a primeira vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste II do ANDES-SN, Cristine Hirsch Monteiro. Ela convidou os professores a participarem do I Encontro Pré-11° CONAD Extraordinário, que ocorrerá virtualmente amanhã (20/02), sediado pela ADUFERSA, SSind do ANDES-SN na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Leia também:

Nota sobre a fiscalização da CGU relativa às atividades dos/as docentes no primeiro ano da pandemia de Covid-19 na UFCG

Nota da ADUFCG sobre posicionamento da chapa UFCG:Plural e Democrática

Fonte: ADUFCG – 19/02/2021

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora