Seminário de Reorganização da Classe Trabalhadora ocorre de 16 a 18 de junho em Mossoró (RN)

2 de junho de 2023

Inscrições podem ser feitas até 12 de junho
De 16 a 18 de junho, acontecerá, em Mossoró (RN), o Seminário de Reorganização da Classe Trabalhadora. O evento, que é uma deliberação do 41º Congresso do ANDES-SN, será realizado no Auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).
Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, destaca que a conjuntura tem demonstrado o avanço de organização da extrema-direita, que está disputando diversos espaços. Além disso, tem mostrado também a correlação de forças do Congresso Nacional, que é extremamente desfavorável à classe trabalhadora. Recentemente, foram aprovados vários projetos que destroem o meio ambiente, atacam os povos originários e os direitos de servidoras e servidores públicos, por exemplo.
“Consideramos extremamente importante discutir a reorganização da classe trabalhadora no Brasil, em especial nesse momento, nessa conjuntura que tem se apresentado com enormes desafios para nossa classe. Nós derrotamos a extrema-direita e o fascismo nas urnas, mas precisamos, de modo muito urgente, intensificar a nossa organização política para enfrentar o fascismo e a extrema-direita nas ruas”, ressalta a presidenta do ANDES-SN.
Diante desses ataques e desafios, Rivânia reafirma a importância e a urgência de pensar os organismos de classe – sindicatos, movimentos sociais e populares – e a forma como articular esses organismos de representação de classe numa perspectiva de unidade na luta, e também que coloque a classe trabalhadora em movimento constante para enfrentar os ataques e fazer a disputa.

Programação
As atividades terão início na sexta-feira (16), às 18h, com a mesa de abertura e a participação de representantes de entidades locais e nacionais, seguida da realização da mesa de debate “Crise do capital e a reorganização da classe trabalhadora”.
No sábado (17), os temas “Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho”, “O perfil da classe trabalhadora e os novos desafios” e o “Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas” fazem parte dos debates, previstos para ocorrer das 09h às 20h. Na sequência, as e os docentes participam da programação cultural do evento.
No domingo (18), ocorrerá plenária de encerramento com o tema “Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?”, a partir das 09h.
“É um momento de efervescência para pensar a reorganização da classe trabalhadora. E, nesse sentido, nós temos uma expectativa grande com esse seminário, que possamos ter ricos e profundos debates e que possamos dar um passo a mais para pensar a organização da nossa classe. Além disso, fortalecer a nossa concepção de classe, a nossa aliança de classe, nossa solidariedade de classe e a nossa força para enfrentar todos esses desafios e ataques”, acrescenta a presidenta do ANDES-SN.
“Queremos convidar a nossa categoria a se envolver nesse Seminário, para que possamos sair fortalecidos e, principalmente, ter também o ANDES-SN fortalecido, nesse contexto, como um sindicato autônomo, independente, classista e de luta”, convoca Rivânia.
Inscrições
As inscrições para o Seminário de Reorganização da Classe Trabalhadora poderão ser feitas até o dia 12 de junho por meio do formulário https://forms.gle/HAran9V4t5BnpdJd9
A diretoria do ANDES-SN, por meio da nº 143/2023, informa ainda que é obrigatória a apresentação de cartão de vacina das e dos participantes para a inscrição.
Acesse a Circular nº 143/2023
Deslocamento
Para facilitar o deslocamento dos (as) participantes, o Sindicato Nacional irá disponibilizar um serviço de translado de ônibus, entre Fortaleza (CE) e Mossoró (RN). A secretaria do ANDES-SN solicita que as seções sindicais enviem, até 18h do dia 11 de junho, a relação de docentes participantes, contendo o nome completo, número do documento de identidade (RG) e os horários dos voos de ida e volta, por meio do link https://forms.gle/uLaeF5tZN1LMudUN8 . Essas informações serão utilizadas para elaborar a listagem e encaminhá-las à empresa responsável pelo transporte.

Confira mais informações na Circular nº159/2023

Fonte: ANDES -SN – Atualizado em 01 de Junho de 2023 às 17h01

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora