Servidoras e servidores organizam jornada de lutas a partir de 24 de janeiro

1 de fevereiro de 2021

A partir de 24 de janeiro, as servidoras e servidores públicos de todo o país estarão engajadas e engajados em uma jornada nacional de lutas em defesa dos serviços públicos, da vida a frente dos lucros e pela vacinação imediata de toda a população.
As atividades estão sendo convocadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), as coordenações dos fóruns estaduais, reunindo ainda servidores estaduais e municipais, e também centrais sindicais e movimentos sociais. A jornada terá início no Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados, 24 de janeiro, e seguirá com atividades nos estados durante toda a semana.
No 1º de fevereiro, será realizado o Dia Nacional de Lutas em defesa da vacina para todas e todos, com carreatas em diversos estados e ato em Brasília, na Câmara dos Deputados. Os manifestantes organizarão uma vigília em frente ao Anexo 2 da Câmara para acompanhar a eleição à presidência da Casa, marcada para acontecer presencialmente, naquele dia.
Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, aponta que, no âmbito do Fonasefe, uma das principais pautas desse início de 2021 é a luta por vacina contra a Covid-19, gratuita para todas e todos, pois engloba a defesa da vida das trabalhadoras e trabalhadores.
“Essa vacina deve ter um plano nacional de imunização, organizado pelo governo federal, deve ser produzida e financiada pelo Sistema Único de Saúde, com valorização dos nossos centros de ciência e pesquisa, dos nossos cientistas. E essa é uma pauta que hoje, por ser tão urgente e tão necessária, pois dialoga também as consequências da pandemia, a morte, a fome, o desemprego, a falta de perspectiva e a retirada de vários direitos. Por isso, é urgente e necessário que a gente encabece essa mobilização”, afirma a presidenta do ANDES-SN.
Além disso, Rivânia ressalta que outras lutas, que já vinham sendo travadas no ano passado pelas servidoras e servidores, seguem na pauta este ano. Passada a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, a perspectiva é que Congresso Nacional retome o debate sobre a reforma administrativa.
“A luta contra a reforma e em defesa dos serviços públicos segue na nossa agenda de luta, por entendermos que essa reforma tem um impacto imenso não só para os servidores e servidoras, mas para o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. Convocamos todas e todos para as mobilizações. É fundamental o engajamento das e dos docentes e de todos trabalhadores e todas trabalhadoras, porque nós temos uma pauta muito intensa e muito urgente para 2021”, conclama.
ANDES-SN lança nota convocando a categoria a participar das atividades
A diretoria do ANDES-SN conclamou em nota, divulgada nessa sexta-feira (22), a categoria para que participem das atividades pelo Fora Bolsonaro, em defesa da vida e pela vacinação para todas e todos. O documento divulgado enfatiza os caminhos percorridos pelo governo federal e que levaram à atual crise sanitária que o Brasil enfrenta. Leia aqui a íntegra da nota.
Confira o Calendário definido pelo Fonasefe
Semana nacional de lutas de 24/01 a 01/02 com atividades nos estados organizadas com a coordenação e iniciativa dos fóruns estaduais
24/01 – Dia Nacional dos/as Aposentados/as
26/01 – Mesa do FONASEFE no Fórum Social Mundial – 10h.
30 e 31/01 – mobilização nos estados organizada pelos Fóruns Estaduais e Entidades de base estaduais e municipais;
01/02 – Dia Nacional de Luta em defesa da Vacina para todos e todas
10 h – Carreata nas cidades possíveis em DEFESA DA VACINA PARA TODOS E TODAS
14 h – Ato em Brasília: na porta do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, protocolando a entrega do manifesto do Fonasefe aos candidatos a presidente do Legislativo e início da vigília
nacional;
20 h – Panelaço nacional.
Fonte: ANDES-SN – Atualizado em 22 de Janeiro de 2021 às 17h11

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora