Servidores(as) federais e governo assinam protocolo de funcionamento das negociações

12 de julho de 2023

Ontem (11), aconteceu pela manhã a assinatura do protocolo de funcionamento das negociações entre governo e servidores(as) federais.
Pela tarde, foi realizada mais uma rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), agora denominada Mesa Central, entre Servidores(as) Públicos(as) Federais e governo, já discutindo a reposição de perdas salariais acumuladas a Campanha Salarial 2024, os itens não salariais da pauta (por exemplo equiparação dos auxílios), o “revogaço” e a necessidade de abertura imediata das mesas específicas para discussão, como a de carreira.
A proposta apresentada de modo conjunto pelo Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais traz não só os índices pleiteados, como também o escalonamento para a reposição dessas perdas acumuladas.
Outro ponto é o “revogaço” das medidas que atacam o conjunto do Funcionalismo Público.


Do outro lado, o governo considera complicado atender o reajuste proposto diante do contexto da política econômica e fiscal em debate, fazendo referência direta ao arcabouço fiscal. Vai analisar a pauta não financeira e apontou para a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar do atendimento da Resolução 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Também manifestou a necessidade de conhecer as prioridades dos(as) servidores(as) para conversar sobre revogaço.
O governo promete voltar com uma resposta em reunião a ser realizada no 4 de agosto.
Na avaliação das Entidades, a mobilização das categorias é que vai pressionar por uma resposta que melhor atenda ao que pleiteiam os SPFs.
O ANDES-SN ainda reforça a importância da luta contra o arcabouço e a necessidade da abertura de espaços, pelo governo, para efetivar uma negociação real que atenda as pautas do funcionalismo.
Pelo ANDES-SN, estiveram presentes às atividades a 1ª Vice-Presidenta da Regional Nordeste II, Cristine Hirsch (UFPB) e o 1º Vice-Presidente da Regional Leste, Mario Mariano Ruiz Cardoso (UFVJM).
A avaliação completa do ANDES-SN sobre a rodada de negociação salarial você acompanha no site e nas redes do Sindicato.

Fonte; ANDES-SN – 11/07/2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Fale conosco agora